Monday, January 2, 2012

Tutorial Igloo

Este bolo alegrou a mesa de Natal cá de casa e foi um sucesso entre as crianças.
Pela primeira vez vou publicar um passo-a-passo aqui no blog, por sugestão de uma das minhas formandas do workshop de Cake Design da Escola de Hotelaria do Porto.
Aliás, todo este post é dedicado a esse grupo de formandos espectacular que eu tive a sorte de ter nas 4 sessões do curso. Para todos eles -um grupo cheio de talento e boa disposição - mando um grande abraço e faço votos de que 2012 lhes traga tudo o que desejam!
Então aqui vai o primeiro tutorial, passo-a-passo, ou como lhe quiserem chamar, deste bolo em formato de igloo que é simples e fácil de fazer.

passo 1 - coza o bolo separadamente em duas formas. Uma meia esfera e outra redonda de diâmetro equivalente.

passo 2 - cubra o bolo redondo com creme de chocolate.

passo 3 - Divida o bolo em formato de esfera em duas partes

passo 4 - recheie com o creme de chocolate.passo 5 - sobreponha os dois bolos (a esfera sobre o bolo redondo) e esculpa com uma faca de serra de maneira a obter o formato do igloo.
passo 6 - cubra todo o bolo com o creme de chocolate, de forma a que fique lisinho e pronto para receber a pasta de açucar.

passo 7 - Cubra com pasta de açucar branca

passo 8 - Entretanto faça o chão, com pasta de açucar, na base ou no prato em que vai colocar o bolo. O prato que utilizei foi este maravilhoso, vermelho e super natalício prato de pé que comprei na loja do Gato Preto. Passo 9 - Coloque o igloo sobre o chão de neve que colocou no prato.

Passo 10 - Corte 1/3 de um rolo de cartão interior do papel higiénico e apoie ao igloo no local da porta, para formar a pasta de açucar. Esta peça vai ser retirada assim que a pasta de açucar que forma a entrada do igloo secar.

Passo 11 - Adicione CMC a um pouco de pasta de açucar. Corte um rectangulo e cubra o rolo de cartão para formar a entrada do igloo. Deixe endurecer.

Passo 12 - Corte pequenos rectangulos de pasta de açucar e vá assentando o tijolo a toda a volta do igloo. À medida que vai subindo nas filas de tijolo, os rectangulos passam a assumir a forma de trapézios para formar a cúpula do igloo....e pronto!

O passo-a-passo com a modelagem dos pinguins e da árvore fica para uma próxima oportunidade!



No comments:

Post a Comment